MASS TIMBER CRESCERÁ EM 14,5% ATÉ 2030

Foto de capa com imagem do McDonald's Paraíso

Estudos apontam que o mercado do mass timber crescerá em 14,5% e alcançará 4,26 bilhões de dólares até 2030.

 

Essa pesquisa foi realizada pela Skyquest’s e aponta que esse aumento ocorre devido a uma crescente demanda por práticas sustentáveis e da conscientização dos benefícios que a construção em madeira pode trazer. Isso é visível também na adoção de construções em mass timber por grandes empresas como Google, Walmart, McDonald’s, Adidas e Microsoft, que optaram pelo sistema construtivo em suas filiais e até mesmo sedes.

 

Foto do McDonald's Paraíso, um prédio construído em mass timber.

McDonald’s Paraíso construído em mass timber pela superlimão | Foto: Maíra Acayaba

 

A sustentabilidade e as organizações

A preocupação da população com o meio ambiente teve um crescimento expressivo nos últimos anos, e ultimamente esse movimento também tem sido visto em organizações, pautas como ESG e emissões de carbono são muito mais recorrentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2021, 94% dos executivos de grandes empresas enxergam oportunidades em ações de sustentabilidade, sendo que 63% tinham planos em ampliar os investimentos até 2023, seja pela reputação da empresa com a sociedade e com o consumidor, por atendimento de exigências regulatórias ou por aumento da competitividade.

 

Mas por que mass timber?

O mass timber é um sistema construtivo inovador que vai além do seu simples custo, ele traz um potencial sustentável, industrializado, eficiente e socialmente benéfico, o que dificilmente é apresentado por outro material.

E é justamente esse potencial que vêm conquistando o mercado ao longo dos últimos anos. O mass timber aparece mais expressivamente na Europa e na América do Norte, mas ele já é uma realidade e ganha cada vez mais espaço em outros locais como no próprio Brasil.

 

Ganhos que uma organização tem com o mass timber:

  • Estabilização da TIR (Taxa Interna de Retorno);
  • Acesso à fundos verdes;
  • Segurança para os trabalhadores e redução de acidentes na obra;
  • Redução dos resíduos no canteiro;
  • Agilidade na conclusão da obra;
  • Economia em revestimentos;
  • Maior sensação de bem-estar e aconchego para quem frequenta sua edificação.

 

Sustentabilidade é uma escolha, vamos juntos construir as cidades do futuro?