Empreendedores sociais do projeto Catalyst 2030 Brasil buscam mais qualidade de vida para as gerações futuras

Empreendedores sociais do projeto Catalyst 2030 Brasil buscam mais qualidade de vida para as gerações futuras

De acordo com o Social Progress Imperative (SPI), ONG que avalia indicadores sociais e ambientais de diversos países, para o Brasil alcançar a Agenda 2030 de objetivos definidos pela ONU será preciso apertar o passo. No ritmo em que estamos, calcula-se que somente em 2082 atingiremos as metas definidas para daqui a nove anos. Entre os principais desafios, está a falta de sinergia entre diferentes iniciativas que realizam trabalhos importantes, mas de maneira paralela. 

Para otimizar essa atuação e assim ampliar o potencial de resultados, um grupo de empreendedores encontrou no ambiente do Sistema B a estrutura ideal para criar uma coordenação de esforços. O Sistema B é o braço brasileiro do BLab, rede global que certifica empresas que geram benefícios sociais e ambientais em suas áreas de atuação. Representantes desse ecossistema, como Ashoka, Schwab Foundation, Skoll Foundation e Echoing Green, se uniram para lançar o Catalyst 2030 Brasil, com o objetivo de garantir e acelerar as metas da ONU dentro do prazo estipulado. O movimento, que já existe no exterior, é pautado pela liderança colaborativa, espírito de generosidade e priorização do bem-estar das pessoas e respeito à natureza. O grupo tem cerca de 500 colaboradores globais em mais de 190 países.

No Brasil, o projeto avança desde o início do ano, englobando questões como os impactos da pandemia de coronavírus e como o Catalyst pode colaborar para diminuir os efeitos dessa crise. A desigualdade social e a pobreza que afetam milhões de brasileiros têm se intensificado nos últimos meses, agravadas pela alta do desemprego e pelo prolongamento das ações de isolamento social necessárias para conter o avanço das contaminações. O volume de doações caiu significativamente, assim como os investimentos em programas sociais feitos pela iniciativa privada. 

Em evento que oficializou a versão brasileira do projeto, François Bonnici, diretor-executivo da Schwab, afirmou que a transformação social só acontece pela união de forças com um mesmo propósito, a busca por igualdade de direitos e por um futuro mais sustentável. “Empreendedores sociais são catalisadores para acelerar os ODS”, disse. O Catalysy 2030 busca contribuir com a troca de conhecimento, a otimização dos meios de financiamento bem como influenciar a formulação de políticas públicas, ações nas quais o Sistema B conta com forte atuação.