Nos últimos anos, um sistema construtivo tem ganhado destaque no setor da construção civil. Conhecido como mass timber, ou madeira engenheirada, em português, refere-se a uma categoria de produtos robustos, que estão revolucionando a forma como projetamos e construímos estruturas sustentáveis. Neste artigo, exploraremos o conceito de mass timber e suas vantagens, além de entender por que ele está se tornando uma escolha famosa entre os edifícios modernos. Prepare-se para descobrir o futuro da construção sustentável em madeira.
Hoje, existem dois principais produtos de mass timber utilizados no marcado da construção. Estamos falando do Glulam (Glued Laminated Timber, ou madeira lamelada colada, em português) e o CLT (Cross Laminated Timber, ou madeira lamelada colada cruzada, em português). Esses produtos são compostos por camadas de tábuas de madeira dispostas de forma paralelas ou cruzada e coladas entre si. O resultado é um material extremamente resistente, durável e capaz de suportar cargas significativas.
O Glulam forma elementos lineares, onde as lamelas (que, na prática, são tábuas serradas) estão todas posicionadas na mesma orientação, ao longo das fibras da madeira. Seu processo de produção é realizado por meio da colagem de longas lamelas de madeira de Pinus (Pinus spp.), arranjadas no mesmo sentido entre camadas e coladas entre si por meio de prensas hidráulicas com adesivo estrutural à base de poliuretano (PUR). Para um entendimento mais detalhado do processo produtivo do Glulam, clique aqui.
Já o CLT, é um produto de mass timber para uso estrutural, em forma de painéis, que podem ser utilizados como lajes, coberturas e paredes estruturais. O processo produtivo do CLT se dá pelo mesmo princípio do Glulam, mas para o CLT ocorre a colagem cruzada das lamelas, possibilitando a produção de painéis de elevado desempenho estrutural. Para aprofundar mais no processo produtivo do CLT, clique aqui.
Além da robustez e sustentabilidade que o mass timber oferece, existem inúmeras vantagens que esse sistema construtivo possibilita, como:
- Estética e conforto: a beleza natural da madeira confere um charme e uma sensação de calor aos ambientes construídos com mass timber. Além disso, a madeira possui propriedades naturais de isolamento térmico, proporcionando conforto aos ocupantes dos edifícios e menor investimento em sistemas de refrigeração do empreendimento.
- Sustentabilidade: o mass timber é o único material proveniente de matéria-prima renovável disponível no mercado hoje, além de contribuir com a redução das emissões de carbono, já que 1m³ do material reduz aproximadamente 1 tonelada de CO2.
- Rapidez de construção: por se tratar de um material pré-fabricado que chega no canteiro de obras apenas para montagem, sua construção fica mais ágil e rápida, chegando em até 40% de economia de tempo.
- Leveza e resistência: mesmo tendo 1/5 do peso do concreto, o mass timber apresenta uma resistência tão boa quanto os materiais tradicionais da construção, possibilitando a construção de edifícios de diversas tipologias e volumes.
O mass timber representa uma mudança significativa para a industrialização da construção civil, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente aos materiais convencionais. Sua combinação única de sustentabilidade, rapidez de construção, resistência e estética atraente, o torna uma opção disputada para projetos que buscam inovação, redução de carbono e industrialização.