blog urbem

AEROPORTO INTERNACIONAL DE PORTLAND: UM MARCO EM MADEIRA ENGENHEIRADA

O maior projeto em madeira engenheirada do mundo é um aeroporto localizado em Portland, cidade que também abriga o principal evento global desse método construtivo: a Mass Timber Conference.

 

 

Esse imenso projeto faz parte da expansão do Aeroporto Internacional de Portland (PDX), cujo objetivo era dobrar a capacidade do terminal principal sem comprometer a essência do ambiente original. A ZGF Architects liderou o desafio, escolhendo a madeira engenheirada pela otimização de custos e eficiência construtiva, além de valorizar a forte tradição madeireira da região.

 

 

 

 

TELHADO SUSTENTÁVEL COM INSPIRAÇÃO CULTURAL

O telhado do novo terminal cobre uma área de mais de 36 mil metros quadrados, com 400 arcos de GLULAM (madeira laminada colada) de mais de 24 metros cada.

 

O design se inspira em técnicas tradicionais de tecelagem das culturas nativas locais, reforçado pelo uso sustentável de Douglas Fir, cultivado e extraído em terras da região ou de tribos do noroeste do Pacífico, dentro de um raio de 600 milhas do projeto.

 

BEM-ESTAR ATRAVÉS DA BIOFILIA

Um dos focos principais da equipe foi aprimorar a experiência do passageiro, aproveitando as características biofílicas da madeira engenheirada. Esse material promove uma sensação de bem-estar, tranquilidade e conexão com a natureza, ajudando a reduzir o estresse típico de viagens aéreas.

 

Para fortalecer ainda mais esse conceito, foi feita uma parceria com os escritórios de arquitetura e paisagismo Terrapin Bright Green e PLACE, resultando em áreas repletas de jardins, árvores e mais de 5 mil plantas estrategicamente distribuídas pelo terminal.

 

 

 

 

CONSTRUÇÃO EM FASES PARA UM AEROPORTO DO FUTURO

Para manter o aeroporto funcional ao longo dos cinco anos de obras, a expansão foi planejada em fases. A utilização de madeira engenheirada facilitou a redução do tempo de construção, dos custos e das interrupções.

 

Atualmente, o projeto está na segunda fase e, quando concluído em 2026, não só estabelecerá um novo padrão de design na categoria como também proporcionará uma experiência do futuro para os seus viajantes.

 

 

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

 

Localização:  Portland, Oregon

 

Conclusão prevista da obra: 2026

 

Área total: 37.161m²

 

Arquitetura: ZGF Architects

 

Engenheiro Estrutural:  KPFF Consulting Engineers

 

Fornecimento de Mass Timber: Timberlab

 

Fotografia: Ema Peter

 

Outras Publicações