blog urbem

Madeira Engenheirada: Conheça o material que está moldando um futuro sustentável para a construção.

A construção em madeira está se tornando cada vez mais popular e ganhando destaque, especialmente com a introdução da madeira engenheirada, uma tecnologia revolucionária que está transformando a forma como a construção civil encara o uso da madeira.

Ao contrário do que o senso comum nos faz acreditar, a madeira é um material robusto, resistente e altamente adequado tanto para pequenas residências quanto para grandes edifícios, tanto é que esse método já está sendo amplamente utilizado em países da Europa e da América do Norte.

A madeira engenheirada, conhecida internacionalmente como mass timber, leva a força das florestas para o setor da construção. Seu processo de fabricação envolve várias etapas. Conheça mais sobre esse fascinante processo:

 

 

Resumidamente:

  1. Começamos com o transporte das lâminas de madeira para a fábrica, onde passam por uma etapa de industrialização.
  2. Na fábrica, a madeira é seca e tratada para protegê-la contra danos, insetos, fungos e deterioração. Esse tratamento que aumenta sua durabilidade e vida útil.
  3. Em seguida, a madeira é novamente seca e colada em camadas para formar um material estrutural robusto, ideal para projetos de construção civil.
  4. Por fim, os painéis e vigas produzidos são usinados com cortes precisos, que permitem a montagem final na obra, funcionando como um grande “Lego” para construção.

 

Mas é preciso ir além da compreensão do processo que a madeira passa ao se transformar em madeira engenheirada quando se quer construir com esse material, é fundamental pensar o projeto em madeira, pois quando a concepção dele já é realizada dessa forma, o planejamento torna-se mais eficiente e simplificado, confira abaixo alguns desses aspectos que vão te ajudar com esse propósito.

 

O que você precisa pensar ao incluir madeira engenheirada, no seu projeto:

 

  1. Quais objetivos que deseja alcançar ao se construir com a madeira engenheirada:
    • Essa tecnologia tem diversos benefícios, desde a rapidez da obra à redução de emissão de carbono, e delimitar quais são os principais focos pode auxiliar na decisão da quantidade de madeira engenheirada que será utilizada no projeto;

 

  1. Identificar onde no projeto a madeira irá entrar:
    • Para isso, é interessante levar em consideração os pontos fortes da madeira, onde o material teria seu melhor desempenho;

 

  1. Estipular se, e onde a madeira ficará à vista:
    • Pois em determinados casos, se quiser que ela fique mais evidente, é necessário considerar quais são as alternativas e os meios de protegê-la contra intempéries (com por exemplo, a encapsulando com uma fachada de madeira engenheirada com vidro)

 

  1. Quais são as medidas disponíveis para serem produzidos:
    • Cada empresa tem suas ferramentas e medidas que podem ser criadas por sua fábrica, e verificar quais são adianta o projeto e pode ainda facilitar o orçamento de produção. A Urbem disponibiliza uma biblioteca BIM que contém os materiais e medidas das peças que podem ser produzidas para os projetos.

 

  1. Quais são as usinagens possíveis de serem realizadas pela fábrica:
    • Os cortes, furos e ajustes dependem da particularidade de cada indústria, além de contar com uma capacidade produtiva própria e limitações técnicas de acordo com as ferramentas disponíveis.
    • São essas as usinagens que permitem que o material para o seu projeto chegue na obra já pronto, para não ser necessário novas manipulações nos canteiros, ocorrendo somente a montagem de cada peça em seu devido lugar.
    • Na Urbem, temos os Cadernos de Especificações Técnicas, sendo que o Volume 04 é voltado especialmente para Usinagens, onde há a explicação do que exatamente é chamado de usinagem, quais as ferramentas que a fábrica possui e qual o nível de complexidade que cada corte possui.

 

  1. Se atentar na escolha das conexões que serão usadas no projeto:

 

Esses são cuidados a se levar em consideração justamente pela relativa novidade dessa tecnologia no mercado, principalmente pela construção civil estar mais acostumada com construções mais tradicionais. Com esses aspectos e cuidados sendo levados em consideração você garante uma maior durabilidade e robustez na sua construção com a madeira engenheirada.

Apesar de parecer muita coisa a se considerar, algumas empresas oferecem o serviço de consultoria no momento de contratação, na Urbem, por exemplo, você tem um time de engenheiros especializados que auxiliam nesse processo de adequação para madeira, sendo essa uma importante assessoria para o seu projeto do futuro.

 

Quais os benefícios ao se optar pela madeira engenheirada?

  • Rapidez das suas obras, devido ao fato de ser um material pré-fabricado;
  • Diminuição de entulhos e detritos no canteiro;
  • Canteiro de obras mais seguro;
  • Menor necessidade de mão-de-obra;
  • Estabilização da TIR (Taxa Interna de Retorno);
  • Redução da emissão de carbono, pela madeira ser o único material que estoca carbono ao invés de emitir;
  • Construção com um dos únicos materiais renováveis da construção civil;
  • Ter um projeto sustentável que faz bem para o meio ambiente.

 

A madeira engenheirada sempre é um material sustentável?

Para isso, é necessário verificar se a organização de quem você está adquirindo o mass timber tem um compromisso com o meio ambiente, não explora seus trabalhadores ou utiliza madeira de desmatamento em sua produção, ou seja que ela cumpre todos os aspectos do ESG. E isso é possível se comprovar por meio da verificação da certificação de cadeia de custódia do FSC®, esse selo garante que a organização trabalha com um manejo ambiental apropriado, socialmente benéfico e economicamente viável.

Trabalhando com uma empresa que possui o selo, você tem a certeza de que o seu projeto cumpre com os aspectos ESG, e é realmente sustentável.

Outras Publicações