BROCK COMMONS: UM GIGANTE EM MASS TIMBER

Destaque no setor de mass timber, futuro da construção civil sustentável, e da arquitetura, o Brock Commons Tallwood House, edifício que abriga a moradia estudantil da Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá, possui 53 metros e já foi considerado a maior edificação em madeira do mundo.

Contendo 33 apartamentos e 272 estúdios, 16 andares, de seus 18 no total, são feitos de painéis com cinco camadas de madeira laminada cruzada (CLT) por andar, colunas de madeira laminada colada (MLC), um telhado com estrutura de aço e seções feitas de concreto, incluindo a base e o núcleo das escadarias.

O Brock Commons possui certificação LEED Gold – Leadership in Energy & Environmental Design, concedida pelo Green Building Council. Certificação concedida às empresas com as melhores práticas de construção sustentável e elaborada para o reconhecimento de liderança ambiental na indústria da construção através do estabelecimento de um padrão comum de medição, promovendo boas práticas de projeto.

A estrutura teve projeto avaliado em 5 milhões de dólares canadenses e foi erguida em menos de 70 dias após a chegada dos componentes de madeira, evidenciado a rapidez e eficiência dos projetos em mass timber. 

Além do mass timber, o edifício possui conectores de aço nas intersecções das lajes de madeira e colunas que dividem as cargas entre as colunas e fornecem apoio para os painéis CLT do chão. O telhado tem vigas e decks de aço. O revestimento é em painéis de parede pré-fabricados, sendo 70% feitos de laminado de alta pressão de fibra de madeira.

Para obter mais detalhes sobre materiais e o processo de construção da Brock Commons Tallwood House e outros projetos em madeira, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.