E se as maiores marcas do mundo começassem a sentir o impacto do ESG e vissem a real necessidade de se pensar e agir de maneira mais sustentável?
Isso já é uma realidade, pois há uma preocupação crescente da sociedade em relação ao meio ambiente, e consequentemente surge uma cobrança cada vez maior dessas grandes marcas em fazer diferente, de pensar fora da caixinha.
E com uma das maiores redes de fast-food não foi diferente, o Mc Donald’s começou a trajetória na sustentabilidade lá em 2018 quando houve a implantação da Receita do futuro, mesma época em que a empresa começou o processo de redução de plástico, desde então a companhia reduziu em 48% o consumo do material.
Entre as iniciativas da marca está na construção de unidades mais sustentáveis, e a melhor escolha para isso é o mass timber, uma opção sustentável, com um preço competitivo (graças ao fornecimento da Urbem) e que pode ainda ser o protagonista de futuras unidades como afirmado por Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
A RECEITA DO FUTURO
Esse projeto tem como objetivo assumir um compromisso em assumir um papel solucionador com problemáticas sociais da atualidade, atualmente eles trabalham com 6 pilares:
- Facilitar o primeiro emprego formal de jovens;
- Minimizar os impactos ambientais e mudanças climáticas;
- Utilização de materiais renováveis;
- Buscar por ingredientes produzidos com respeito ao meio ambiente;
- Ter um compromisso com as famílias e o seu bem-estar;
- Promover equipes diversas e o respeito entre todos.
CONHEÇA MAIS A UNIDADE SUSTENTÁVEL DO MC DONALD’S
Essa unidade está localizada na Av. Bernardino de Campos, 307, próximo ao metrô Paraíso e à Avenida Paulista, e foi inteiramente construído com mass timber, materiais reciclados e é completamente abastecido por energia renovável.
Um dos seus maiores diferenciais é a imersão do cliente no universo sustentável, com a oferta de uma experiência guiada por uma faixa amarela e um mapa interativo o levando aos 12 pontos do restaurante que apresentam as iniciativas de impacto positivo da companhia por meio de QR Codes.
A unidade conta com mais de 500m² de área construída, e cerca de 99m³ de CLT Urbem (Cross Laminated Timber), o mass timber usado para lajes e paredes, e mais de 41m³ de GLULAM Urbem (Glued Laminated Timber), um material que também possui função estrutural, mas como viga ou pilar.
A Urbem tem muito de ter feito parte de um momento tão significativo para a sustentabilidade e estamos empolgados com a possibilidade de virem mais unidades por aí!
Mas agora, conta para gente, o que você acha sobre essa mudança tão importante de uma marca tão icônica?
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Localização: Paraíso – São Paulo/SP
Data da obra: 2023
Área total: 1187,58 m²
Área construída: 565m².
Arquitetura: Super Limão
Projeto e Execução Mass Timber: Noah Tech
Fornecedor Mass Timber: Urbem
Fotografia: Maíra Acayaba